sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

S. Valentim - Sugestões de leitura (IV)

Cartas de Amor de gente famosa
«Nice, ano IV; 30 de Março de 1796
Não passo um dia sem te desejar, nem uma noite sem te apertar nos meus braços; não tomo uma chávena de chá sem amaldiçoar a glória e a ambição que me mantêm afastado da vida da minha vida. No meio das mais sérias tarefas, enquanto percorro o campo à frente das tropas, só a minha adorada Josefina me ocupa o espírito e o coração, absorvendo-me por completo o pensamento. Se me afasto de ti com a rapidez da torrente do Ródano, e para tomar a ver-te o mais cedo possível. Se me levanto a meio da noite para trabalhar, e no intuito de abreviar a tua vinda, minha amada, e no entanto, na tua carta de 23, tratas-me na terceira pessoa, por senhor! Na terceira pessoa te trataria eu! Que mazinha! Como pudeste escrever-me uma carta tão fria! ( ... ) Isto é pior do que todos os suplícios do inferno. Se logo me deixaste de tratar por tu, que será então dentro de quinze dias?! Sinto uma profunda tristeza, e assusta-me verificar a que ponto está rendido o meu coração. Já me queres menos, um dia deixaras de me querer completamente; mas avisa-me, então.
Saberei merecer a felicidade...Adeus, mulher, tormento, felicidade) esperança da minha vida, que eu amo, que eu temo, que me inspira os sentimentos mais ternos e naturais, tanto como me provoca ímpetos mais vulcânicos do que o trovão. »

Napoleão Bonaparte
(para Josefina)
Cartas de amor de Gente Famosa
de Isabel da Nóbrega
Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 128
Editor: Prime Books
ISBN: 9789896550103

Sem comentários: