sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

S. Valentim - Sugestões de leitura (II)

Três Histórias de Amor



O Segredo da menina morta
Um rapazinho, João Maria, vivia num sítio fora do comum e encontrava-se dividido entre duas paixões.
«Para João Maria, ser filho do guarda do cemitério não era uma desvantagem. Pelo contrário. A casa era pequena mas o cemitério era imenso e silencioso (…)»
A sua primeira paixão era Inês «(…) havia uma sepultura, ao fundo do sector F, onde o João Maria sempre parava e se demorava, depois de lá pousar as mais belas flores que ia recolhendo nas outras sepulturas. – Olá Inês! Desculpa p atraso. Hoje distraí-me por aí»
A sua outra paixão era Sara «(…) ao fim da manhã, quando regressava a casa, voltou a vê-la à varanda. Acebnou-lhe então a medo, discretamente. Ela voltou a sorrir e ele teve a sensação de que nada existia para além daquele sorriso a não ser a noite escura.»
Mas neste seu romance os dois jovens vêem o seu amor perturbado pela alma de Inês, uma menina morta; que afinal só quer que lhe realizem algo que em vida não pôde fazer.

Romance de Lucas e Pandora
O romance de dois gatos… Lucas, o gato…
«Lucas vivia na Ribeira, junto ao rio que corria sem parar. Era um gato jovem, malhado, filho de um gato vadio e da gata gorducha da loja das iscas de bacalhau.»
E Pandora, a gata…
«Pandora era uma gata mimada, nascida e criada numa casa da avenida marginal. Era filha de um gato embarcadiço e da linda gata doméstica que o namorava às escondidas dos donos.»
Os dois conhecem-se e apaixonam-se mas vivem um dilema…

História do Velho e da sua linda nogueira
E porque existem diferentes histórias de amor…
«Dizem que sou velho mais velho e o pobre mais pobre da terra inteira. Chamam-me Miséria. O velho Miséria.»
Miséria tinha um particular carinho pela sua nogueira «Eu queria viver para cuidar da minha linda nogueira, que era a minha única companhia, o maior consolo, a verdadeira alegria.»
Miséria, sendo já de idade avançada tinha mesmo muita vontade de viver que mais não fosse pela sua nogueirinha…mas a morte visitou-o e ele, esperto como era, tentou enganá-la «- Vai-te, Morte maldita! Vai bater a outra porta que daqui não levas nada». Miséria havia feito um pacto com o diabo que lhe prometera mais vinte anos de vida.
Mas os vinte anos passaram depressa e o diabo voltou, desta vez para levar Miséria. Mas não foi só o diabo que voltou…a Morte, que se dizia noiva de Miséria, voltou também e reclamava levar Miséria consigo.
«O Sol baixava no céu e não tardava a desaparecer atrás dos montes. Era a última vez que o via. Cada coisa que fizesse podia ser a última vez que a fazia. Cada passo que dava podia ser o último passo. Uma tristeza imensa tomou conta de mim. E a minha rica nogueira?»
Miséria engana a morte e o diabo e ganha a eternidade mas a sua nogueira morre…


Plano Nacional de Leitura: Livro recomendado no programa de português do 6º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade I.

Três Histórias de Amor
de
Álvaro Magalhães
Edição/reimpressão: 2003
Páginas: 72
Editor: Edições Asa
ISBN: 9789724135816
Colecção:
Biblioteca Álvaro Magalhães

Sem comentários: