sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

S. Valentim - Sugestões de leitura (III)

Gosto de ti. R.

Conheces todos os segredos que encerra um simples “Gosto de ti”? Imaginas toda a diferença que pode fazer se o disseres com sinceridade aos que fazem parte da tua vida? Já sentiste a magia que encerra esta simples afirmação e o bem que traz quando o ouves de alguém que o diz com verdade?
Porque nem sempre os afectos são simples…
Adriana descobre um bilhete:
«foi logo no intervalo de uma aula. Entrei na sala e, ainda mal me tinha sentado na carteira, encontrei um bilhete dobrado, meio escondido debaixo de um livro. Desdobrei-o e…”Gosto de ti.R.” Mal li estas palavras, desatei a corar, a corar…»
Adriana sente medo de contar a emoção e surpresa que sente porque os outros podem fazer piada disso «o Miguel estava a olhar para mim. Talvez estivesse a estranhar o meu alvoroço. Mas aquele bilhete…Com aquele verbo…Que encantamento eu sentia pelo verbo gostar! Gosto…Gosto de…Gosto de…ti.»
Este livro é um relato dos medos, angustias e alegrias que vive uma adolescente. Tem a ver com a vida, com a família e com o amor no seu sentido mais abrangente. Tem a ver com a decepção da perda de quem se ama e marca as nossas vidas. Mas depois há a esperança, a amizade verdadeira, o carinho… «O Filipe tem um ar tão triste! Sabe o que ele precisa? É de carinho. De muito carinho. Se tivesse carinho, era mais alegre.»
Esta história é um deslindar de sentimentos e, talvez uma boa pista para aprender a geri-los e a desenvolver os afectos.
É preciso lê-lo com o coração para entender todos os significados que pode ter a simples frase “Gosto de ti”…


Gosto de Ti R.
de Graça Gonçalves
Edição/reimpressão: 2005
Páginas: 128
Editor: GOSTAR Editora
ISBN: 9789728570156


Sem comentários: