terça-feira, 27 de novembro de 2007

O Prémio Nobel

O PAI DO PRÉMIO NOBEL



Sabias que o inventor da dinamite e da gelatina explosiva ficou famoso ao criar o mais importante prémio do mundo? Prémio esse atribuído anualmente a personalidades que contribuíram para a paz no mundo e para o desenvolvimento de várias áreas do conhecimento. Alfred Bernhard Nobel nasceu em Estocolmo, na Suécia, no dia 21 de Outubro de 1833. Estudou em Estocolmo e na cidade russa de São Petersburgo, onde o pai tinha uma fábrica de nitroglicerina.
Alfred Nobel reuniu uma grande fortuna com as suas invenções e com os lucros dos poços de petróleo que tinha na Rússia. Como não tinha filhos e não gostou de ver os seus inventos utilizados nas guerras entre os povos, deixou todos seus bens a uma fundação. Essa fundação ficou encarregada de premiar as personalidades que contribuem para o bem de humanidade.
Alfred Nobel morreu em San Remo, em Itália, no dia 10 de Dezembro de 1896.




DORIS LESSING
Prémio Nobel da Literatura 2007


Data de nascimento: 22 de Outubro de 1919
Local de nascimento: Kermanshah, Pérsia (actual Irão)
Obra mais conhecida: “The Golden Notebook” (“O caderno dourado”)
A escritora britânica Doris Lessing ganhou no dia 11 de Outubro, o Nobel de Literatura 2007, um prémio que destaca uma vasta e variada obra, marcada pelos cenários de África e a causa feminista. O júri descreveu Doris Lessing como "a narradora épica da experiência feminina, que, com cepticismo, ardor e uma força visionária sujeitou uma civilização dividida ao escrutínio". O Nobel de Literatura é acompanhado por um prémio de 10 milhões de coroas suecas (cerca de 1,08 milhão de euros) e será entregue em 10 de Dezembro, em Estocolmo, durante a tradicional cerimónia na presença da família real.
Doris Lessing é a 11ª mulher a ser distinguida com a atribuição do Prémio Nobel da Literatura.
Doris Lessing cresceu na África do Sul, junto de seus pais cidadãos britânicos. Em 1949 muda-se para Inglaterra onde começa a sua carreira de escritora com a publicação de “The Grass is singing” (1950). Em 1962 ganha projecção internacional com a obra “The Golden Notebook”.
Das suas obras publicadas em português destacam-se «A Boa Terrorista», «O quinto filho» , «A erva canta», assim como várias obras de ficção científica como «Experiências Sirianas», «Shikasta» ou «A formação do representante do planeta 8» (Publicações Europa-América); «A Revoltada», «O Verão antes das Trevas», «Um casamento apropriado» e «Um murmúrio da tempestade» (Livros do Brasil); «Gatos e mais Gatos» (Cotovia).

O Nosso Prémio Nobel



José Saramago - Prémio Nobel da Literatura - 1998
José Saramago nasceu em Azinhaga (Ribatejo), no concelho da Golegã, no dia 16 de Novembro de 1922. Foi em Lisboa que viveu grande parte da sua vida antes de fixar residência em Lanzarote, nas ilhas Canárias. As dificuldades económicas da época prejudicaram os seus estudos secundários, tal como a muitos portugueses da sua época.
José Saramago enfrentou as dificuldades da vida e foi serralheiro mecânico, desenhador, funcionário público, editor, tradutor e jornalista. Foi também director literário e de produção de uma editora e crítico literário da famosa revista “Seara Nova”.Teve participação na actividade política como comentador político e foi membro da primeira direcção da Associação Portuguesa de Escritores. A partir de 1976 a sua profissão é a de escritor!
O seu primeiro livro, o romance "Terra do Pecado", foi publicado em 1947.
Algumas das suas obras literárias

Poesia:
Os Poemas Possíveis
O Ano de 1993
Crónica:
Deste Mundo e do Outro
Os Apontamentos
Diário:
Cadernos de Lanzarote I
Cadernos de Lanzarote IV
Viagem:
Viagem a Portugal
Teatro:
A Noite
In Nomine Dei
Conto:
Objecto Quase
Romance:
Manual de Pintura e Caligrafia
Memorial do Convento
O Ano da Morte de Ricardo Reis
A Jangada de Pedra
História do Cerco de Lisboa
O Evangelho Segundo Jesus Cristo
Ensaio sobre a Cegueira
Terra do Pecado
Todos os Nomes

Curiosidades


As suas obras já foram publicadas em muitos países, tais como: Espanha, França, Itália, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Grécia, Brasil, Bulgária, Polónia, Cuba, União Soviética (Russo), Checoslováquia (Checo e Eslovaco), Israel, Noruega, Roménia, Suécia, Finlândia, Estados Unidos, Japão, Hungria, Argentina e México. O compositor italiano Azio Corghi adaptou para a Ópera o romance "Memorial do Convento", dando-lhe o título de "Blimunda". Entre muitos, recebeu o Prémio Nobel da Literatura, em 1998, e foi ordenado Comendador da Ordem Militar de Santiago de Espada, em 1985 e Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras Francesas, em 1991.

Sem comentários: